♥Curiosidades Ciganas

 

Carmen 

No célebre romance Carmem, o genial arqueólogo e contista Prosper Merrimée (1803-1870) nos deleita com esta bela descrição dos olhos da cigana: 

Seus olhos, em particular, tinham uma expressão ao mesmo tempo voluptuosa e selvagem, que jamais tornei a encontrar num olhar humano. Olho de cigana, olho de lobo, é um ditado espanhol que vem a calhar. Se não tendes tempo de ir ao Jardim das Plantas para estudar o olhar de um lobo, observe vosso gato quando espreita o pardal. 

Era una belleza extraña y salvage, um rosro que al pronto extrañaba,no se podía olvidar. Sobre todo, los ojos tenían una expresíon voluptuosa y feroz a la vez que no he encontrado después en ninguna mirada humana. Ojo de gitano, ojo do lobo. 

E no quarto capítulo da história de Carmem, Merrimée nos descreve bem os olhos dos ciganos: 

Os caracteres físicos dos ciganos são mais fáceis de distinguir do que descrever e, assim que tenhamos visto um só, reconhecemos um indivíduo dessa raça em meio de uma multidão. A fisionomia, a expressão, eis o que sobretudo os distingue dos povos que habitam o mesmo país. Sua pele é morena, sempre mais escura do que aquela das populações com as quais convivem.[Falava dos ciganos da Espanha]. Daí vem o nome Calé, os negros, pelo qual eles se referem a si mesmos com freqüência. Seus olhos, ligeiramente oblíquos, bem talhados, muito negros, são sombreados por cílios longos e espessos. Só podemos comparar seu olhar com o do animal selvagem. A audácia e a timidez estão presentes ao mesmo tempo, e desse ponto de vista, seus olhos revelam muito bem o caráter da nação — astuciosos, insolentes, mas naturalmente tementes aos golpes… 

 

Os olhos
Os ciganos dão muito valor aos seus olhos, porque eles lidam não só com a visão física, como também com a visão espiritual. Assim, quando o filho nasce, a mãe, até o sétimo dia, lava seus olhos com água e uma pitadinha de sal, diariamente. No caso das meninas, seus olhos são lavados apenas no sétimo dia, com água e sal, e depois com água e açúcar, pois sabemos que a arte divinatória é praticada principalmente pelas mulheres ciganas .
 

 

Alecrim 

Sabemos que a natureza é rica. Nela encontramos tudo que é necessário para a vida. 

Os Ciganos estes filhos das estrelas, olhavam a natureza como uma mãe que abençoa seus filhos com o que há de melhor nela. 

Extraíam dela flores, ervas, frutas, água e os galhos secos para fazerem suas fogueiras e assim podiam se aquecer na noite, como também realizar seus rituais. 

O alecrim é muito usado pelos ciganos não só como tempero, mas também para fazerem defumação e banhos. Esta erva traz força, pois tem qualidades que ao se tomar banho com ela, sentiam-se fortalecidos, tonificados, para mais dias de desafios. Assim é a vida dos ciganos, um desafio após o outro. 

O Alecrim significa coragem e fidelidade. Representa, também, votos de ânimo, confiança e espiritualidade, sendo indicado para reuniões familiares. Porém raras flores possuem tantos significados como essa, com sua cor mística que nos transmite a idéia de conforto. 

Há os que crêem que o Alecrim afasta olho gordo, outros o colocam sob o travesseiro para afastar sonhos ruins, e há quem diga que tocar a pessoa amada com alecrim faz com que o amor dela por ti seja eterno. 

As ciganas recebiam de seus pretendentes, como sinal de paixão e amor, não outras flores, como rosas vermelhas etc., mas apenas as flores do Alecrim, que representa um agradecimento pelo que o amor dedicado lhe proporciona de felicidade. Conforme a lenda cigana, essa planta é muito significativa devido sua origem milagrosa, pois teria surgido na estrebaria em que nasceu o menino Jesus, no exato local em que Maria derramava diariamente a água utilizada para lavar o menino, brotando ali o perfumado Alecrim, que viria ser utilizado após a morte de Jesus, quando foi levado ao sepulcro, com seu corpo banhado na mais fina essência de alecrim e com uma coroa repleta de suas flores, feita por Maria Madalena, sobre sua cabeça. 

 

Os ciganos admiram os pássaros, as flores, os animais, toda a forma de vida que brota da natureza, pois entendem que a todos são maneiras de Deus se revelar aos homens, sendo tratados portanto com carinho e respeito. Eles compreendem que o ar é energia vital, o elemento vivificante da vida e oram para que as ventanias, tufões e vendavais não destruam seus acampamentos e seus lares-tendas. 

 

Mensagens ds Velas 

VELA QUE NÃO ACENDE PRONTAMENTE 

É necessário mais concentração de sua parte. O astral ao seu redor pode estar poluído. 

VELA QUEIMANDO COM LUZ AZULADA 

Indica a presença do ser par o qual você está pedindo ajuda. É um bom sinal. 

CHAMA VACILANTE 

Demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças. 

CHAMA QUE LEVANTA E ABAIXA 

Você está pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sua mente pode estar um pouco tumultuada. 

CHAMA QUE SOLTA FAGULHAS NO AR 

Será colocado alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do pedido ser realizado. 

CHAMA QUE PARECE UMA ESPIRAL 

Seus pedidos serão alcançados com êxito total. 

PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS 

O pedido foi feito de forma dúbia. 

PONTA DO PAVIO BRILHANTE 

Você terá muita sorte e sucesso em seu pedido. 

VELA QUE CHORA MUITO 

Haverá dificuldades em realizar seu pedido. 

SOBRA UM POUCO DE PAVIO E A CERA FICA EM VOLTA 

É necessário continuar acendendo velas e pedir mais ajuda. 

A VELA SE APAGA 

Você receberá ajuda na parte mais difícil do pedido, o resto cabe a você resolver.. 

 

Frutas no Altar Cigano 

As frutas deixadas no altar cigano são de significação impar para as pessoas e a casa per se. Essas frutas alimentam o espírito doméstico. Elas são: 

– maçã: força feminina à força, sabedoria e amor da casa;
– pêra: força masculina à trabalho e saúde da casa;
– uvas: prosperidade da casa;
– romã: espiritualidade da casa.
 

As frutas também podem ser oferendas: sempre aos seus antepassados. Elas são um pedido de riqueza pessoal: fartura, alegria, prosperidade material, saúde e espiritualidade. Sempre que deixar as frutas, acenda alguma forma de fogo, pois ele representa o espírito dos antigos, para os ciganos.
 

Os 12 Mandamentos Ciganos 

 

1º- Amar a Deus acima de tudo e respeitar todos os Santos;
2º- Respeitar a Semana Santa;
3º- Respeitar todas as Religiões e credos que elevam o nome de Deus – Nosso Pai;
4º- Ajudar-se mutuamente;
5º- Amar e não desmerecer nenhuma criança;
6º- Respeitar os idosos e não desprezar a sua sabedoria;
7º- Não mostrar o corpo;
8º- Não se prostituir;
9º -Manter a fidelidade entre os casais;
10º -Não se envergonhar de sua origem;
11º -Não deixar de praticar o dom da adivinhação;
12º -Não trair seu povo.
 
 

As mãos da cigana
As mulheres dos gadjos admiram e tentam imitar os movimentos de mãos que as ciganas fazem ao dançar. Algumas delas até que se saem bem nisso. O que elas não sabem é que aqueles movimentos de mão não são apenas parte de uma coreografia, mas gestos para serem repetidos sobre um corpo masculino, no momento da paixão. Por isso, não apenas a flexibilidade, mas a sutileza do toque, a maciez, a firmeza no momento certo e a graça são de extrema importância.
 

 

O Lenço 

O lenço é um simbolismo forte entre os ciganos. 

Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade. Santa Sara Kali protege as mulheres que querem ser mães e sentem dificuldades em engravidar. Protege, também, os partos difíceis. Basta ter fé na sua energia. 

Peça mais importante do vestuário dos ciganos. Quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz:”Dalto chucar diklô” (Te darei um bonito lenço). 

Oferecer um lenço para Santa Sara Kali, é uma forma de agradecer uma graça ou reforçar um pedido. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas para ela, no sentido de que, se concebessem, iriam para Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França onde existe a cripta de Santa Sara Kali, na qual existem muitos lenços em sinal de graças de mulheres que engravidaram e tiveram seus filhos sadios. 

O lenço pode ser oferecido em nome de qualquer pedido,não apenas com relação a fertilidade, Santa Sara Kali protege o povo cigano e atende os pedidos de qualquer natureza de quem tem fé. 


Amarelo ou Dourado: Louvores Agradecimento por Vitória Alcançada
 


Azul: Proteção, Luz Espiritual poder Intuitivo, Filhos.
 


Branco: Paz de Espírito, Casamento Agradecimentos em Geral.
 


Lilás: Carinho Amor Correspondido
 


Púrpura: Prestigio e Vantagens Profissionais
 


Prateado: Benefícios em geral
 


Rosa: Amor, Compaixão e Maternidade.
 


Verde: Saúde, Bens Adquiridos e Vitalidade.
 


A maneira mais indicada é colocar o lenço sobre a cabeça da Imagem de Santa Sara Kali e Deixar por 21 dias consecutivos. 

 

Escaravelho 

É o símbolo do sol e da matéria inerte que
se transforma em vida.
Protege contra os malefícios,
favorece vida longa e feliz.
Normalmente usado pela matriarca do povo
cigano.
 

 

As Velas 

As velas são representantes de um dos quatro elementos da natureza, o fogo, onde moram as salamandras. Não só para os ciganos, a vela é o símbolo místico de ligação com planos mais elevados do astral. Representa o elo entre a dimensão carnal e etérica, e cada cor tem vibrações e poderes distintos. Antes de acender a vela, devemos transmitir nossa própria energia, rolando-a entre as mãos, para que possamos dar algo de nós, para realizar a magia. 

 

Cavalos 

Nenhum animal domesticado influenciou tanto a história da humanidade como o cavalo. Deu poder ao ser humano e possibilitou muitos dos grandes movimentos migratórios. Talvez por isso, o cavalo é o animal mais significativo e importante para os ciganos. Dentre todos os animais ele é considerado nosso melhor amigo, porque poupava as nossas forças, nos conduzia pelas estradas, puxava nossas carroças, era a principal fonte de nosso comércio e ainda era ele que com o bater do seu casco, descobria e fazia jorrar fontes de água que matavam nossa sede. Era nosso leal e fiel companheiro de estradas. Na época das caravanas, quando morria o chefe do acampamento, seu cavalo era sacrificado e queimado. Existia a crença de que reduzindo-o às cinzas, ele estaria purificado( para o cigano,o fogo purifica tudo), e com isso ele poderia conduzir a alma de seu dono ao reino do céu. Era costume doar seus arreios e sela ao primogênito do morto. O cavalo para nós, é aquele amigo que embora não nos bajule e afague como o cão, está presente nos momentos em que se faz necessário.É aquele que não acorda cedo, mas chega na hora. As ciganas costumavam dizer, que pela marcha dos cavalos, já conheciam se seus maridos chegavam de bom ou mau humor. 

 

Os ciganos e a Amizade 

Um cigano nunca é sozinho. Necessita de companhia, de amigos que defendam seu ponto de vista e que entendam sua vida nômade e sua sede de liberdade. Assim, é uma tradição e um verdadeiro ritual a busca dos ciganos por amizades. 

Sabendo que estará sempre em movimento, o cigano se previne, garantindo as suas amizades, de uma forma sutil. 

Cada um deles leva consigo, em suas andanças, no mínimo de sete a doze garrafas do melhor vinho que pôde comprar. Normalmente vinho tinto, pois reservam o vinho branco para assuntos que se referem às mulheres. 

Um verdadeiro ritual cerca a conservação desse vinho. Eles são postos em caixas de madeira cheias de terra, mantidas constantemente molhadas. Sempre que um cigano se sente seguro em relação a uma pessoa, ele dá a essa pessoa uma garrafa desse vinho para que abra e tomem juntos. 

Normalmente o primeiro gole sempre é tomado pelo amigo que o cigano deseja conquistar. 

 

No Horóscopo cigano a flor margarida representa a Estrela Cigana. 

Este signo é uma estrela de seis pontas formada por dois triângulos que indicam uma visão otimista. Como o nome é de mulher, a Margarida é uma fonte de inspiração a poetas, trovadores e românticos em geral.

20 Respostas to “♥Curiosidades Ciganas”

  1. aparecida Says:

    Adorei saber um pouco mais do povo cigana eu acho eles muito maravilhosos gostaria de aprender um pouco com eles.

  2. marilene araujo motta Says:

    sou cigana de alma,pratico a dança ha anos e meu apelido para todos e cigana,muitas pessoas dizem que nao consequem fixar em meus olhos dizem que falo por eles amei saber mais desse povo maravilhoso os amo de paixao acho que recebi alguma influencia de minha bisavo
    pabens esta otimo um grande abraço

    • Oi, Marilene

      Eu também adoro o povo cigano…sei que já fui cigana em outras vidas!!!!!!Muito obrigada…volte sempre que quiser!!!!Um grande beijo

  3. leila silva pereira Says:

    gostaria de saber meu futuro minha data de nascimento é 06/09/70 obrigado

    • Oi, Leila

      Tudo bem?Não sou uma cigana…mas tenho alma cigana…rsrsrsrsrs,e estou aprendendo a jogar o Taro….estou me aprimorando….assim que tiver a preparação necessária para tal…..posso te ajudar.Obrigada..bjos

  4. nanda Says:

    queria ter nascido cigana

  5. i agree. thankshttp://www.nascimentoturismo.net

  6. had never heard about something like this. thanks for sharing it.

  7. what a great article that is really informative and innovative informed with new updates. its was really valuable. thank you very much.

  8. nice articles thanks for sharing.

  9. i’ve been looking for this information on other websites, but your articles are awesome and better than the others.

  10. good post keep posting…

  11. ameiiiiiiiiiiiiii tudo issoooo!! muito rico de informações
    Parabéns

  12. matilde Says:

    adorei,confirmou o que eu sentia,tenho um espirito cigana minhas cartas quando jogo nunca erro,o que vc publica está tudo certo.adorei deixo um abraço fraterno.

  13. SANDRA Says:

    LINDO SITE!
    FORMAS DE ARRUMAR OS LENÇOS SOBRE A CABEÇA, POIS SOU APAIXONADA POR LENÇO E NÃO SEI COMO ARRUMÁ-LO, BEIJOS, E PERFUME DE FLORES A TODOS!
    SANDRA

  14. Luz13 Says:

    Oi, veja as previsões de Aline, da Cidade das Pirâmides, para o ano de 2013. Impressionante como ela acertou!São três programas imperdíveis. Confira http://youtu.be/hJV1qZWTtF0 . Acho que vai gostar. Abraços

  15. querida cigana ana clara adorei saper mais da historia cigana sou do mes~março 06 03 1969 adoro cores vivas uso muitos brincos colares anes praceletes gosto lenços velas coloridas e tenho a cigana do amor mais gostaria de saber a minha cor ou algo pra me da sorte pricipalmete no amor nunca fui feliz no amor des deja agradeço um forte abraço rose

  16. Claire Says:

    Interessante, localizei esta página sem querer e comecei a ler desinteressadamente, do meio pro final da postagem, tive a sensação de estar encontrada, há muitas coisas parecidas com o que penso e como me comporto. Estou assustada e curiosa.

  17. Carmen Says:

    Adoro… Todo ciganos.mas . muita curiosidade sobre eles.amo jogos de cartas ciganas.Abracos ao povo ciganos

  18. joão carlos viana Says:

    ADOREI ÓTIMO, AGRADEÇO, DESEJO SABER COMO APRENDER O IDIOMA CIGANO SE EXISTE ESCOLAS RAMANI, SEJA ON LINE ENFIM OPTCHÁ, E PARABÉNS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: